quarta-feira, 25 de julho de 2012

Minha análise da primeira demo de PES 2013


Após vários pedidos, aqui vai a minha análise da primeira demo.
Essa demo me surpreendeu, a jogabilidade realmente é muito boa. Eu sinceramente não esperava um jogo tão fluido. As animações, apesar de não serem das melhores que a Konami já fez, ocorrem nos momentos certos, fazendo uma diferença crucial no realismo.
Animações de corrida - tanto normal quanto com o Deft Touch Dribbling - são extremamente reais. Além disso, os chutes melhoraram muito: agora vão na mira e com uma força/velocidade muito mais realista que em 2012. Chutes colocados, com R2/RT, agora tem animação própria que você pode ver no vídeo abaixo:

Meu último vídeo, onde é possível ver a nova animação de chute colocado

Junto com a jogabilidade bastante melhorada, os chutes e passes manuais ocorrem perfeitamente. Um sistema pedido há muito tempo e que chega para ser bastante usado. No começo, ele é bem difícil, mas depois de um pouco de prática é possível controlá-lo bem.
Os goleiros tiveram grande melhora, tanto nas saídas do gol quanto nas defesas normais durante a partida. Fecham cruzamentos muito bem e se posicionam bem melhor que em 2012, onde acertar um canto era quase certeza de gol. O único problema que se manteve foi quanto a saída do gol para desarmar o atacante: o goleiro pode ser driblado com extrema facilidade, algo que deve ser melhorado para a segunda demo e a versão final do jogo.
O PlayerID, novo sistema de personalidade do PES, tem bons exemplos nesta demo. A nova animação de corrida do Cristiano Ronaldo, as defesas de Buffon, entre outras várias características de grandes estrelas do futebol, dão uma visão diferente do jogo. Mesmo os jogadores que não tem animações própria tem jogadas características recriadas. Dois bons exemplos são Neymar e Ronaldinho.
Ao enfrentar Neymar é possível notar que na maioria das jogadas ele tenta o drible, principalmente pedaladas e sua "ginga" característica (que você pode ver no vídeo abaixo), que normalmente resulta em dribles humilhantes.
Teaser do PES 2013 estrelando Neymar

O outro exemplo, Ronaldinho, costuma dar passes brilhantes que deixam companheiros de time na cara do gol. Além disso, é possível notar que em diversas jogadas pela lateral ele aplica o elástico, drible que o consagrou.

Leandro Damião comemora gol em PES 2013

Os gráficos não tiveram grandes mudanças, apenas uma leve troca de contraste em partidas de dia e uma melhora nas expressões faciais. O que me impressionou foi o tratamento aos clubes brasileiros. As comemorações de "Ai se eu te pego", para jogadores do Santos, e a comemoração do bigode de Leandro Damião foram adicionadas ao jogo, dando um retoque muito interessante às comemorações.
Além disso vários jogadores tem suas faces em alta definição, como os zagueiros Edu Dracena, Durval e Juan, do Santos.
PES 2013 vem com uma jogabilidade muito boa e que pode, depois de 4 anos, bater de frente com o rival FIFA. A EA que se cuide!

4 comentários:

  1. Cara, eu joguei e sua análise esta perfeita...realmente a jogabilidade esta muito boa...os goleiros estao muito melhores,e o grafico do pes2012 jah esta muito bom,entao nao liguei muito pra isso...enfim... Nao sei se o pes ganha o premio de melhor jogo de futebol este ano,mais agradou aos fans,o que realmente importa xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Esse ano, pela primeira vez em muito tempo, eu vejo a chance do PES ganhar o prêmio de melhor jogo esportivo do ano!

      Excluir
  2. realmente uma ótima analise retratou todas as mudanças que aconteceram,evoluiu muito do 2012 para o 2013 gostei muito da mudança do chute que agora vai com força a bola parece mais pesada,os goleiros melhoram muito más ainda há o erro de driba-lo facilmente mais isso é o de menos jogabilidade tá ótima e o player id tá otimo até fiz um gol com o neymar e ele fez a dancinha...kkkkk

    com a primeira demo me surpreendeu muito também e estou ansioso para ver o pes final

    e como vc disse hoje o pes tem grandes chances de ganhar como o melhor jogo esportivo

    ResponderExcluir
  3. Li que a versao finsl do pes 2013 vai ser com a velocidade como dos anteriores da serie, diferente do demo, isso eh verdade?...realmente espero que n Pois gostei mt msm da demo, a jogabilidade esta melhor mais real ...li tbm q os jogadores mais habilidosos vao poder atravessar o campo sozinho como nos outros pes,oq eu acho horroivel e mt ireal isso eh verdade?

    ResponderExcluir