segunda-feira, 23 de julho de 2012

Impressões do PES 2013 [versão de previsão]

Adam, do WENB, testou a versão de "previsão" do PES 2013 e escreveu suas impressões sobre o jogo. Confira:

Focar somente na jogabilidade é um movimento corajoso e arriscado.Talvez por causa de novas intenções, ou talvez por causa de um novo líder de equipe e a espera de uma nova engine para o próximo ano. Uma decisão precisava ser tomada, e a equipe PES decidiu focar no jogo dentro das quatro linhas. Nada melhor que um demo, lançado muito cedo, para que se avalie se Konami tomou a melhor decisão, demo este que vocês poderão experimentar amanhã.

Para mim, não há outro jeito de tomar conclusões além de ter o jogo em suas mãos e experimentar as novidades na jogabilidade, que podem eliminar cada problema que você tinha com o PES 2012. A liberdade de jogo, o posicionamento realista dos jogadores de ambas equipes, o novo e satisfatório sistema de chutes, junto com uma nova velocidade de reação dos goleiros rapidamente anulam qualquer má impressão causada no ano passado. O sentimento de mudanças é instantâneo, mesmo que o visual do jogo não é novo.

Muitas vezes foi dito que o PES 2013 está usando como base a versão do ano passado, que dá uma impressão visualmente muito ruim. A mudança no contraste nas partidas durante o dia é bem-vinda, além de facilmente notável. Há várias trocas de animações, que acabam resultando em uma experiência melhor. Animações de chute e passe tem maior variação, assim como o modo como os jogadores se movem após tais movimentos.

Goleiros também receberam uma satisfatória e surpreendente melhora, que anula movimentos "estranhos". Defesas de mão trocada, pontes, movimentos variados com as mãos tornam os goleiros muito mais realistas.  Surge uma grande variedade de possibilidades com esta grande melhora, assim como com a maior liberdade ao sair jogando com um jogador próximo.

Juntos com isso o sistema de chutes teve uma grande melhora, e me impressionou. A bola vai muito forte em direção ao gol, criando momentos memoráveis. Lançar a bola para algum jogador como Ibrahimovic de longe e tentar o chute pode ser fatal. Assim como é o chute colocado com o R2, que finalmente tem animação própria e uma curva impressionante. Lembra os tempos de PES6 e dos atuais FIFA! Os chutes manuais, que vem com uma opção de tê-los sem pressionar um botão sequer, são muito bons também. A força não é tão importante agora já que a mira, especialmente em situações de mano a mano, se torna foco em chutes manuais. E essas chances de chutar se tornaram decisivas em decidir as partidas, já que o posicionamento e a inteligência dos adversários é muito grande.

É uma mania dizer que no futebol é necessário trabalhar a bola atrás para seguir em frente, e esse é talvez o melhor jeito de descrever PES 2013. Você vai perceber instantaneamente as maiores linhas defensivas, mas também o modo como os jogadores são cuidadosos para dar o bote, focando em bloquear opções de passe, cercar o adversário e, finalmente, pegar a bola. Isso limita suas opções, forçando-o a tentar jogadas mais audaciosas, passes precisos e difíceis, dribles, ou recuar a bola para o seu zagueiro e recomeçar a trabalhar a bola (estilo Guardiola). Isso é necessário para criar espaço para jogadores como Pedro, Hazard, e Neymar terem maiores chances de desenvolver jogadas pelas laterais, por exemplo. Segurar a posse da bola com jogadores como Xavi e Modric é fácil, mas criar espaço contra a defesa adversário é outra história. Portanto, até estrelas como Neymar, C. Ronaldo e Lucas terão que trabalhar a bola e tentar a jogada individual contra o menor número de zagueiros possível.

Hábitos anteriores, como o de sair correndo com Messi de um escanteio a outro precisarão desaparecer, já que um passo em falso pode custar a posse da bola. Não será tão simples quanto jogar a bola para a estrela de seu time e esperar um milagre. Isso não vai acontecer, assim como não acontece na vida real. Ou a Konami tentou evitar que isso aconteça.

O novo sistema de dribles com R2, o "Deft Touch Dribbling", faz uma enorme diferença. Quanto mais cedo você se acostuma a ele, melhor você se adaptará ao jogo. Não somente quanto ao botão de primeiro toque, que requer um tempo de bola muito bom, mas os rápidos e curtos toques dificulta muito o trabalho do zagueiros de afastar a bola. Esse é o ponto principal do grande cuidado destes zagueiros, já que passar por um oponente já desestrutura todo um sistema defensivo e criar um espaço fundamental para criar boas oportunidades de marcar gols.

O "Deft Touch Dribbling" também vem com os novos movimentos de rolinho e giro, que ao serem executados dão chance para dar uma corrida muito rápida em direção ao gol. Pressionar R1 após esses dribles pode tirar um advesário da jogada facilmente se feita no tempo certo.

Como já foi mencionado, passar por um oponente é bem mais difícil graças à nova mecânica de defesa. Se manteve igual desde o código anterior, e permite ao jogador que tem em seu estilo de jogo defender sua meta cuidadosamente finalmente dominar em uma partida de PES novamente. Driblar com jogadores como Mario Gomez não é boa idéia, mas cruzar para ele sim. Utilizar diferentes habilidades específicas é outro bem-vindo retorno.

Zagueiros como Thiago Silva detém ótimo nível de desarme e cabeceio, assim como controle de bola, dando a eles grande importância em determinadas ocasiões. O mesmo pode ser dito sobre Daniel Alves, que cruza a bola com uma curva perigosíssima, permitindo a qualquer atacante com bom cabeceio brilhar na partida. Os cruzamentos em geral foram refeitos, levando em conta diversas variáveis como melhor pé e angulação do corpo. Eles também tem sua própria animação, que novamente agrada muito.

Junto com o novo sistema de defesa, você vai perceber que ao jogar com a Inteligência Artificial em níveis variados que a posse de bola não é tão monopolizada como antes. Sou relutante ao dizer que é necessário ao adversário ser paciente, graças ao fato da posse de bola necessitar ser melhor trabalhada para criar oportunidades. As maiores linhas defensivas de ambas equipes inicialmente criam uma batalha pela autoridade da partida, e com o decorrer da partida há uma consistência natural entre perder e ganhar a posse de bola. Novamente, extremamente realista. Quanto maior for o nível de dificuldade selecionado, mais difícil é quebrar o sistema defensivo do adversário, que pode se virar ao seu favor ou contra você, dependendo da sua inteligência durante a partida.

Isso me leva a um ponto crucial em PES 2013, e talvez um elemento que redefina o gênero: tabelinhas dinâmicas. Ao apertar L1 + passe, você pode fazer o jogador que acabou de passar a bola se mover para qualquer direção com um leve movimento no analógico direito. Fazer tabelas criar infinitas possibilidades em direcionar seu ataque, e permite que você mude a direção do jogador que faz o passe ao simplesmente movê-lo para frente. Vejo estas tabelas como um potencial fator fundamental do jogo, pois tal truque não foi usado o tanto quanto podia nos últimos jogos. Junto a esses novos movimentos, seria bom ter uma grande variedade de arrancadas possíveis com o PlayerID, e dribles personalizados. Alguém como De Rossi, por exemplo, pode não querer fica entre zagueiros para fazer tabelas, e prefeririam se movimentar no campo para criar oportunidades para chutes de longa distância. É impressionante, e pode ser um importante motivo de vendas no futuro.

O PlayerID é impressionante. Mesmo sabendo do que se tratava antes de testá-lo, ainda me impressionei. Contudo, ele mistura movimentos realistas com brilho individual. Como esperado, jogadores como Bale e Lennon se movimentam como os verdadeiros jogadores, o que não é exclusividade deles. Movimentos como a "La Croqueta", de Iniesta, ou o peixinho de John Terry são feitos por todos jogadores, oque eu preferiria não ver. PlayerID sem dúvida vai ser uma das grandes características do PES no futuro, mas espero mais mecânicas exclusivas de alguns jogadores, Assim como Cristiano Ronaldo, que é perfeitamente animado. Todas partes de seu repertório são realizadas em PES 2013, e essa atenção aos detalhes em todos jogadores será um fator fundamental do jogo.

Mesmo com as grandes melhoras em relação ao código anterior, existem coisas estranhas que apareceram. É algo que eu espero que vocês percebam com a demo: passes longos são assistidos, novamente. Passar a bola para um jogador na lateral é feito com uma certa assistência, que gera falhas quanto a força do passe. Lançar a bola pelo alto para um lateral é muito útil, e necessita de pouca habilidade. O mesmo pode ser dito dos passes sem barra de força, que não é completamente manual. Novamente, há problemas quanto à força. Jogadores com Xavi passam a bola com incrível velocidade e precisão, e podem decidir várias partidas.

Fingir chutes ante o goleiro é algo muito fácil, já que o goleiro quase sempre cai, deixando espaço para fazer o gol. Eles deveriam saber dessa possibilidade, e sofrer o drible mais raramente. Minha reclamação final é quanto a faltas: elas ainda são muito bem colocadas pela IA, e qualquer falta perto da área costuma resultar em gols.

Apesar do que foi citado acima, o jogo continua a impressionar, e ao mesmo tempo que não sou seguro sobre a direção que os gráficos tomaram, em PES 2013 o futebol é um verdadeiro espetáculo para fãs do esporte. Com o demo amanhã, você poderá julgar o jogo!

2 comentários:

  1. é caara eu vi muitas impressoes de varios jornalistas...o jogo deve ter mudado bastante a jogabilidade,esta mais lento...precisa trabalhar a bola... enfim.. o jogo teve um ótima avaliacao...e segundo elesesta mais realista,espectativa muito grande xD

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela ótima tradução. Eu tinha tentado ler em espanhol, mas agora ficou bem mais claro pra mim.

    ResponderExcluir