sexta-feira, 2 de setembro de 2016

[PES 2017] Minhas impressões da demo


Como já divulguei na página do Facebook, tive o privilégio de participar da Brasil Game Show e testar as demos de ambos FIFA 17 e PES 2017. Mesmo com a demo do PES sendo liberada antes do evento, achei melhor postar as duas no mesmo dia, até para ter mais tempo pra avaliar bem o jogo. O post tem as impressões que tirei na maioria jogando a demo em casa, já que na BGS joguei apenas uma vez contra o Thiago Maycon, do TodoWE Brasil (venci com gol de cabeça do Giroud). Segue então o que achei da demo do próximo Pro Evolution Soccer. Aos que comparecerem a feira, o jogo está disponível no estande da Playstation:


Vou começar as impressões pela parte gráfica. A Konami melhorou muito o jogo nesse aspecto não só na qualidade de imagem e iluminação, mas nos arredores do gramado também. A torcida é mais real, até pequenos detalhes como o poste que sustenta a rede do gol balançar quando toma bolada ou o spray nas faltas foram adicionados e ficaram muito bons. Em relação ao PES 2016, foi onde senti maior diferença nos gráficos. Entre esses detalhes, vale ressaltar que a Konami melhorou bem as emoções dos jogadores, algo que tinha bem escondido no PES 2016 e que ficou muito bom este ano. Claro que não vou deixar de mencionar da iluminação, que está bem melhor nesse PES e dá aos rostos e ao gramado um aspecto muito mais real.

Vídeo do Weedens mostrando alguns detalhes de PES 2017

Além da parte gráfica, a demo me agradou na parte tática. As novidades adicionadas este ano nos estilos de jogo e na Inteligência Artificial adaptável ficaram muito boas e são perceptíveis, fazem diferença no jogo!

Outra novidade muito boa foi a melhora nos goleiros, ficaram bem melhores em relação ao jogo anterior. Infelizmente muitas animações ficaram um pouco estranhas, porém nada que estrague a experiência no jogo como ocorria no PES 2016. Outra coisa atrapalhava muito o PES desde o 2014 são bolas paradas: faltas, escanteios e especialmente pênaltis. Infelizmente, apenas foram adicionadas algumas animações novas, porém a melhora não é muito grande (e é necessária). As animações de corrida pra bola nas três bolas paradas é estranha, a animação padrão (número 1 do modo editar) de escanteios e faltas é MUITO estranha - e é a mais frequente - e os goleiros continuam estranhos nos pênaltis. Um ponto que infelizmente ainda precisa de melhora no jogo.


Outro detalhe são os chutes, que foram melhorados mas ainda não estão no ideal. Muitos dos chutes saem fortes e perto da mira independente do jogador, além de algumas animações de chute colocado contarem com o jogador deslizando pra bate na bola. Ao menos, os chutes colocados foram balanceados e já não é mais tão fácil fazer gols usando o famoso R2. Esse padrão infelizmente saiu para aparecer outro: os gols de cabeça.

Na demo de PES 2017 os gols de cabeça são muito fáceis, e isso talvez seja um problema no jogo final. Como disse no começo do post, ganhei meu único jogo na BGS com gol de cabeça do Giroud, algo que no evento da Konami em São Paulo (dia 29) foi muito citado pelo pessoal que jogou, sendo algo que chega a incomodar já na demo. Esse ano temos movimentações de marcação e ataque no escanteio (que achei bem legais), mas infelizmente os gols de cabeça são mais frequentes que o normal, algo que deveria ser balanceado. Ainda assim, houve grande melhora no jogo de corpo em jogadas normais e em jogadas aéreas, algo a se elogiar.

Por último, as animações de corrida são muito mais fluídas e a resposta muito mais rápida. As arrancadas com R1 estão bem balanceadas e agradam muito, porém as animações de trote são estranhas. O jogador parece não ter contato nenhum com o gramado, ele desliza diversas vezes e é algo que deveria ser arrumado (considerando que o rival FIFA tem animações de 360º bem feitas desde a edição 2010, fica óbvio que já passou da hora de arrumar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário