sexta-feira, 2 de setembro de 2016

[FIFA 17] Minhas impressões da demo + anúncios da Brasil Game Show


Este ano pude comparecer à Brasil Game Show e testar as demos de FIFA 17 e PES 2017. O jogo da EA se encontra no estande da Warner, bem perto das entradas do evento, e é a versão demo que será disponibilizada ao público na PSN e na Xbox Live. Neste post vou falar das minhas impressões com essa demo e também dos anúncios que foram feitos na Brasil Game Show. A demo disponível tinha o modo amistoso e o modo Jornada, e eu pude testar os dois. Primeiro falarei sobre jogabilidade e depois do novo modo.

Jogabilidade


A jogabilidade tem quatro mudanças grandes em relação ao FIFA 16: o jogo de corpo melhorado, as bolas paradas, a inteligência de ataque e os novos jeitos de atacar. Porém a primeira coisa que se percebe é que a velocidade do jogo reduziu, e muito! O jogo ficou mais cadenciado e isso melhorou muito o jogo em termos de realismo, já que ficou bem mais difícil qualquer tipo de arrancada (apesar de ainda estar bem balanceado). Outro detalhe que percebi é que os passes pelo alto, especialmente as viradas de jogo, tem mais variações: desde um lançamento rápido e preciso até um que vai muito alto e demora muito pra chegar ao destino.

Os lançamentos não foram o único fundamento balanceado: os chutes também foram. Agora é bem mais difícil acertar bons chutes de o jogador não tiver postura no momento da finalização, muitas vezes isso causando uma mira ruim ou até o chute sair bem fraco e fácil de defender. Isso ocorre especialmente com chutes colocados, que estão bem realistas. Já os novos chutes rasteiros que foram anunciados no trailer de novidades de ataque acabam nem aparecendo tanto no jogo, sem fazer grande diferença. Além deste, a inteligência artificial melhorada também não aparece tanto, são apenas algumas corridas mais inteligentes que atacantes fazem pra receber o passe, nada que se destaque muito.

Já o jogo de corpo renovado realmente é uma diferença grande de FIFA 16 para o 17, criando uma disputa pela bola muito realista. Ao apertar L2 e direcionar seu jogador, ele protege a bola na direção que você quiser e de modo bem inteligente. Ainda assim a batalha pela posse depende muito das forças do atacante e do marcador, sendo que essa pode acabar num espaço aberto para o atacante fazer a jogada ou um bote muito fácil com o defensor tomando a frente e a posse da bola. As diversas variações ao usar esse recurso geral uma disputa bem interessante, especialmente em finais de partidas com resultados apertados.

Outra boa novidade foram as bolas paradas. Faltas de longe ou muito laterais são praticamente iguais a um escanteio, porém com os novos controles de mirar o cruzamento (que não é ão fácil quanto parecer, a mira é sensível ao analógico e não fixa) e de corrida dos jogadores essas três situações são muito disputadas e bem realistas. Além disso, as faltas de perto ficaram muito boas: com o analógico direito você posiciona o jogador e isso influencia muito na batida da falta, criando variedade. As animações porém, não tem uma transição boa, e acabam ficando estranhas quando não é o videogame cobrando. Por último, os pênaltis ficaram bem melhores com o novo sistema! Você posiciona o jogador com o analógico direitos, anda com o esquerdo e tem pouco tempo para mirar o esquerdo e balancear a força do seu chute, tornando a cobrança melhor que no FIFA anterior, onde era bem fácil marcar o gol. 

Além da jogabilidade, os gráficos tiveram melhora grande. A qualidade da imagem melhorou muito, especialmente na qualidade dos rostos. Claro que isso se restringe a jogadores com a face em alta definição, já que a EA só faz isso com o sistema de Head Scan, que somado à iluminação e texturização muito boas da Frostbite geram rostos impecáveis! Os rostos genéricos porem não aparentam tanta mudança.

Modo A Jornada


Além do modo amistoso, pude jogar o modo A Jornada, o tão falado "modo história". A demo permite uma partida apenas, na qual você não pode pular cutscene nenhuma. A parte da história da demo fala do dia de estréia de Hunter e seu amigo Walker, que jogam no Manchester United e estão prestes a enfrentar o Chelsea em Stamford Bridge. 


No começo, os dois chegam no vestiário e Hunter fica admirando a camiseta do clube. Em seguida o assistente do treinador fala do jogo e fala a escalação, na qual Walker começa jogando e Hunter no banco. No final da conversa pré-jogo, você tem três opções de fala em uma conversa entre Hunter e Walker. No meu caso, tentei brincar com o Walker pedindo um gol e fui quase ignorado. 


O jogo começa e a gente assiste alguns momentos do banco, sendo estes os gols de Walker para o United e Diego Costa para o Chelsea. No segundo tempo, Mourinho fala com o assistente e Hunter aquece para entrar. Antes de entrar em campo, há uma conversa entre Hunter e o assistente, seguida da substituição. A cutscene de substituição conta com os objetivos para a partida, que são o que vão gerar tudo que acontece após a partida.



Em campo não há nenhuma nova câmera (uma pena, queria uma igual a "Jogador" do PES) e você tem a nota com feedback exato do motivo do aumento e diminuição de sua avaliação no jogo. Eu fiz dois gols e acabei com uma boa nota e os objetivos cumpridos. 


Assim que acaba o jogo, você vai para uma sala de imprensa dar entrevista, onde são feitas três perguntas. Cada uma das três opções de resposta pra cada uma delas tem consequências, como dar uma resposta mala (estilo Ibrahimovic) aumenta seus seguidores e diminui a moral com o treinador, enquanto respostas mais humildes apenas aumentam a moral com elenco e treinador. A demo termina após essa entrevista com o trailer do modo.


Novidades anunciadas no evento

Ainda na Brasil Game Show, foram anunciadas algumas novidades para o público brasileiro:
  • Liga do brasil volta com 18 times, todos licenciados;
  • Há alguns clubes da Série B no "Resto do Mundo";
  • A Liga do Brasil estará disponível no modo carreira
  • Campeonato de Ultimate Team, que vale dinheiro, terá fase brasileira;
  • Segundo Tiago Leifert, a narração brasileira finalmente chegará ao nível da inglesa em termo de conteúdo;
  • Há linhas de gravação da narração específica para o modo Jornada, portanto haverá narração em português no modo apesar das falas deste estarem disponíveis apenas em inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário