segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Feedback para a Konami #4 - Modos de jogo


Como prometido em nossa página no Facebook, coletei feedback de diversas pessoas e juntei a algumas idéias que li na internet durante os últimos 6 anos para fazer uma série de posts que tem como objetivo ser encaminhada à Konami para que sejam adicionadas ao Pro Evolution Soccer. Os posts foram divididos em temas fundamentais e tem uma relação entre si, que ficará bem clara no decorrer da série.

Assim como ouvi o lado de diversos fãs, em respeito à empresa esta série não contará com pedidos que são claramente impossíveis de serem ouvidos no momento, portanto tudo que peço aqui é de fato possível de ser adicionado à série.

UPDATE: Este post foi atualizado dia 20/11/2017 após avaliar o PES 2018. As idéias então são para o PES 2019 em diante.


Modos de jogo

Os modos de jogo da série PES sempre foram um dos pontos fortes da série, se não o maior. Infelizmente diversos pedidos dos fãs não foram atendidos e boas novidades que foram adicionadas entre PES 2009 e 2013 se perderam na troca de Engine da série, porém tudo isso deveria ser adicionado ao jogo.

Rumo ao Estrelato

1 - Deveria haver treino. No modo História do FIFA o treino é algo frequente e é muito bem balanceado, algo que poderia aparecer no Rumo ao Estrelato. A performance do jogador no treino tem consequência no relacionamento dele com o treinador e ainda o quanto suas habilidades melhoram. A frequência e tamanho dos treinos não atrapalha a diversão do modo, já que são no máximo dois exercícios rápidos de treino e ainda há a opção de simular os treinos (para quem não quiser fazer ou tiver com boa habilidade geral e confiança do treinador).


2 - Cutscenes variadas de interação entre jogadores, staff e imprensa. Jogadores mostrando confiança, o capitão te passando a faixa de capitão como em PES 2011-13; conversas após uma derrota ou eliminação importante, entrevistas após uma grande partida ou até uma conversa com o departamento médico após uma lesão no jogo como no modo Jornada do FIFA 17. Tudo isso daria muito mais imersão para o modo.







Sobre as entrevistas: elas poderiam ocorrer não só após o jogo, mas também em programas de TV ou até reportagens após treino, como ocorria no PES Management:



3 - Comentários do treinador. Antes do jogo deveria voltar a cutscene falando da tática do time (que esteve no PES 2011-13) e no final, treinador deve fazer um comentário sobre seu desempenho no jogo ou porque te tirou de campo, como no NBA2K:



4 - Quando no banco, independente de começar de titular ou reserva, a câmera deve ser do banco (ou pelo menos ter a opção de ser), como essa do NBA2K:


Se você estiver no banco desde o começo do jogo e não entrar no primeiro tempo, você deve ficar aquecendo no segundo até ser chamado pelo treinador. Essa animação de jogadores aquecendo estava no modo treinamento de PES 2011:


A câmera neste aquecimento deve ficar em 3ª pessoa, assim:


5 - Mais realismo ao assinar com um novo clube. Primeiro você deve ser informado que há interesse do clube, e os clubes interessados devem aparecer em lista, como abaixo:


Você então deve escolher em qual clube se interessa. Então, deve haver uma reunião (cutscene interativa, eles oferecem um valor e você aceita ou muda o valor) com representantes do clube de interesse e seu empresário para acordo de salários, objetivos e cláusulas do contrato:


6 - Cutscenes com empresários de volta, como em PES 2011-13. Tudo que acontecer na sua carreira são eles que devem te avisar, como em PES 2011-13. 


7 - Apresentações devem ser EXATAMENTE como as de PES 2013, sendo na sala de imprensa para jogadores menos conhecidos e no estádio lotado, com palanque para discurso como em PES 2013. Basta COPIAR as cutscenes inteiras: 




O mesmo vale para cutscenes de prêmios. O prêmio de melhor jogador de um torneio não é dado na sala de imprensa como em PES 2016, e sim em uma festa de gala, que merece uma cutscene mais longa e realista por ocorrer apenas uma vez por temporada. Isso também vale para o prêmio de melhor jogador do mundo.



8 - Cutscenes rápidas para prêmio de melhor da partida em campeonatos internacionais (todos campeonatos de seleções ou todos continentais para clubes), baseadas nas fotos de PES 2009:




9 - Galeria de troféus de jogador (que estava em PES 2009) de volta:


Master Liga

1 - Mais realismo ao assinar com um novo clube. Primeiro você deve ser informado que há interesse do clube, e os clubes interessados devem aparecer em lista, como abaixo:


Você então deve escolher em qual clube se interessa. Então, deve haver uma reunião (cutscene interativa, eles oferecem um valor e você aceita ou muda o valor) com representantes do clube de interesse para acordo de salários, objetivos e cláusulas do contrato.



3 - Fundo do menu com jogadores treinando durante a semana e com o estádio da partida em dia de jogo, exatamente como era em PES 2012 e 2013.



Durante a semana, nos treinamentos ao fundo, podem aparecer jogadores dando autógrafos à torcida, como na foto abaixo. Seria uma ótima variação para o fundo para o menu.


4 - Interações entre treinador, jogadores e staff devem ser em cutscenes, como em PES 2012-13



Além dessas cutscenes, também poderiam haver entrevistas ou cutscenes antes e depois de jogos importantes. No PES Management haviam entrevistas no Centro de Treinamento ou em canais de TV, e no PES 2011-13 havia uma cutscene antes de jogos importantes que dá uma atmosfera melhor para a partida:




5 - Cutscenes para sorteio de equipes em determinados sorteios, como Champions League, Europa League, Libertadores, Sul-Americana e Copa do Mundo (para técnicos de seleções).






6 - Resultados de outros jogos mais completos, como abaixo:


7 - Durante a partida, se sair um gol em outro jogo simultâneo, você deve ser notificado:


8 - Antes de finais, mostrar torcida ao redor dos estádios (bares, etc.) chegada dos ônibus das equipes e câmera aérea, como nas transmissões reais.


9 - Cutscene de ônibus nas ruas depois de vencer título grande como UEFA Champions League, Libertadores, Mundial de Clubes ou Copa do Mundo.


Além disso, cutscenes de comemoração do elenco após ganhar um título menor deveriam vir junto, como uma SuperCopa. Essas cutscenes dariam uma diferença maior entre as vitórias de cada campeonato.


Outros modos de jogo


1 - International Challenge de volta (somado a estádios genéricos e licenciados que sugeri, formarão um modo espetacular).


2 - Partidas clássicas da Champions League, Libertadores (se voltar) e AFC. Ao vencer uma dessas partidas, você desbloqueia os dois times para o modo amistoso.



-------------------------------------------------------------------------------------------

Se você concordou com as sugestões, divulgue o post nas redes sociais do PES no Facebook e no Twitter, de onde elas poderão ser encaminhadas para os produtores do jogo. Obviamente também tentarei ao máximo fazer estes posts chegarem lá.

9 comentários:

  1. Só discordo da negociação de salário na master, a gente podia ter status que variassem de acordo com nossos desempenhos nos clubes e qto maior o status que chegarmos mais liberdade pra gerir o clube e poder escolher qqr clube pra dirigir, do contrário, qto pior podiamos ser demitidos, receber proposta de times cada vez menor e ter até game over. E as negociações no pes 2016 estão muito irreais, mto facil contratar super estrelas e por muito pouco, eles tem que corrigir urgente.

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Seria perfeito até demais. Além de colocarem de novo a opção para mudar o número da camisa. Isso foi o que mais me doeu em PES 2016.

    ResponderExcluir
  3. MODO REBAIXAMENTO NO BRASILEIRÃO ! VARIAS E VARIAS PESSOAS ANDA PEDINDO SERIA OTIMO ISSO ESPERAMOS QUE VENHA NO PES2017 !

    ResponderExcluir
  4. Varios estilos de cabelos opções de tatuagens no rumo ao estrelato poder colocar as nossas faces e mais animações em finais de campeonatos

    ResponderExcluir
  5. Resultados de outras partidas no intervalo de jogo seriam muito bom também,principalmente em campeonatos que vc precisa vencer pra que o outro time não seja campeão uma boa tbm

    ResponderExcluir
  6. Ta xiqueee.. Falta carro de maca em campo e bolas de todas competições...tatuagem conforme as dos jogadores.cutscenes de entrada dos jogos de volta...

    ResponderExcluir