quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Feedback para a Konami #1 - Jogabilidade e Atmosfera de jogo

Como prometido em nossa página no Facebook, coletei feedback de diversas pessoas e juntei a algumas idéias que li na internet durante os últimos 6 anos para fazer uma série de posts que tem como objetivo ser encaminhada à Konami para que sejam adicionadas ao Pro Evolution Soccer. Os posts foram divididos em temas fundamentais e tem uma relação entre si, que ficará bem clara no decorrer da série.

Assim como ouvi o lado de diversos fãs, em respeito à empresa esta série não contará com pedidos que são claramente impossíveis de serem ouvidos no momento, portanto tudo que peço aqui é de fato possível de ser adicionado à série.

UPDATE: Este post foi atualizado dia 20/11/2017 após avaliar o PES 2018. As idéias então são para o PES 2019 em diante.

Jogabilidade

1 - Puxões de camisa deveriam voltar, assim como estiveram em PES 2008 e 2009:


2 - Como sempre, é necessário adicionar novas animações. Em PES 2018 vimos que foram adicionadas muitas, porém algumas específicas precisam ser arrumadas.

  • Para poupar tempo da equipe de produção do jogo, queria sugerir maior uso do sistema de motion-capture. Esse sistema foi usado com Lionel Messi em poucas animações de PES 2010, e poderia ser mais usado. Chamar parceiros da Konami como Iniesta, Ozil, Gotze, Lamela, entre outros que estão sob contrato com a empresa seria o ideal para estas gravações, em especial para animações de condução e controle de bola e finalização. Além disso, seria bom chamar um goleiro renomado (como Buffon ou Casillas) e um zagueiro de boa qualidade técnica para motion-capture de novas animações específicas para estas posições. Além de dar movimentos mais realistas ao jogo, isso pouparia muito tempo da equipe que costuma fazer as animações manualmente, podendo este tempo ser dedicado em outras coisas.
Leo Messi gravando animações para PES 2010

  • Animações de dribles precisam ser melhoradas, a qualidade da maioria delas não chega nem perto das do FIFA. Em especial, aquelas animações de dribles em dois toques (adicionadas no PES 2014) precisam ser apagadas  melhoradas urgentemente.




A partir de 1:46, um dos dribles de dois toques ao qual me referi acima

3 - Recuperem as animações de corrida do PlayerID de Messi, Robben e Cristiano Ronaldo em PES 2013. Ambos tinham movimentos bem específicos e extremamente realistas naquele jogo, isso deveria voltar. Confira nos vídeos abaixo:



4 - Quanto às comemorações, é necessário adicionar uma comemoração para gols nos últimos minutos de jogos importantes como dérbis e finais. Um ótimo exemplo é a comemoração de Sergio Ramos após o gol na final da Champions League em 2014:



5 - Quanto à inteligência artificial, há três problemas grandes a serem resolvidos: Passes curtos, arrancadas e dribles. 
  • Existe uma falta de arrancadas por parte dos jogadores rápidos. Nenhum jogador corre com a bola quando há mais de um adversário em sua frente, mesmo se essa for uma de suas características na realidade. Jogadores velocistas como Reus, Lucas, Messi, Neymar, Hazard e Bale fazem isso com muita frequência. Neymar, por exemplo, costuma fazer no mínimo cinco arrancadas assim por jogo. As arrancadas que faltam no jogo são:
- Para desestabilizar as linhas adversárias, correndo paralelamente a elas ou até levemente para trás, até fazer um passe para o outro lado do jogo, como na jogada de Neymar antes de seu gol contra o Peru na Copa América:
- Arrancadas no meio de campo para abrir espaço, podendo resultar em assistências como nos vídeos:

- Oportunidades claras de dribles simples e apostar corrida com o defensor, onde no PES os jogadores costumam ir devagar para esperar passagem de um companheiro mesmo que seja característica do jogador tentar a jogada individual. Fundamentais para contra-ataques:


Atmosfera

1 - Adicionar variadas cenas para os jogos ficarem mais parecidos com transmissão de televisão. Detalhes importantes:
  • Introdução mais específica na partida de cada liga. É só ver o ótimo trabalho da EA com isso em FIFA 17 até mesmo em ligas não licenciadas como a italiana. Além disso, a atmosfera da FA Cup no FIFA 17 é ótimo exemplo pra finais de campeonato (em especial a UEFA Champions League) no PES:



 

  • Opção de câmera mais parecida com transmissão de TV (mais baixa, mostra a torcida), como na câmera que a EA criou no FIFA 16 (e agora no FIFA 18 tem o nome "Classic"):


  • Pequenas cutscenes (com variações, para não ficar repetitivo) antes de bola parada, como tiros de meta, faltas, escanteios e pênaltis. 




  • Jogadores reais no banco. Às vezes usar as reações deles a uma jogada nos replays.

  • No segundo tempo, alguns jogadores devem ir aquecer. Essa animação de jogadores aquecendo estava no modo treinamento de PES 2011:


2 - As torcidas precisam ser melhor representadas DURANTE as partidas:

  • Torcidas européias costumam usar muito bandeiras, tanto as de balançar quanto as quadradas que ficam paradas:

É algo tão simples que muitos patches do PES6 já faziam isso

  • Torcidas Sul-Americanas usam sinalizadores, papel picado, luzes de celular e faixas apoiadas na grade tanto antes como DURANTE as partidas:

Outro detalhe que já era adicionado em muitos patches

  • Torcidas asiáticas também usam muito bandeiras (algumas enormes) como os europeus:


-------------------------------------------------------------------------------------------

Se você concordou com as sugestões, divulgue o post nas redes sociais do PES no Facebook e no Twitter, de onde elas poderão ser encaminhadas para os produtores do jogo. Obviamente também tentarei ao máximo fazer estes posts chegarem lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário