sábado, 19 de setembro de 2015

Feedback para a Konami #3 - Licenças e seu uso



Como prometido em nossa página no Facebook, coletei feedback de diversas pessoas e juntei a algumas idéias que li na internet durante os últimos 6 anos para fazer uma série de posts que tem como objetivo ser encaminhada à Konami para que sejam adicionadas ao Pro Evolution Soccer. Os posts foram divididos em temas fundamentais e tem uma relação entre si, que ficará bem clara no decorrer da série.

Assim como ouvi o lado de diversos fãs, em respeito à empresa esta série não contará com pedidos que são claramente impossíveis de serem ouvidos no momento, portanto tudo que peço aqui é de fato possível de ser adicionado à série.

UPDATE: Este post foi atualizado dia 20/11/2017 após avaliar o PES 2018. As idéias então são para o PES 2019 em diante.


Uso de licenças

1 - Adicionem kits de treino para equipes licenciadas. Seria apenas mais uma opção no uniforme, porém no modo treinamento faria uma grande diferença.



2 - Barra de nomes (parte de baixo da tela) diferente de acordo com o placar, um problema que se manteve no PES 2017. Algo que FIFA tem na Premier League e Bundesliga e o PES tinha para a Champions League em PES 2009/2010. Na foto abaixo, imagens de FIFA 15, FIFA 16, PES 2009 e PES 2016.

3 - Adboards licenciados para TODAS equipes licenciadas. O jogo conta com adboards licenciados apenas de algumas seleções nacionais e os clubes Flamengo e Cruzeiro por causa de seus estádios. Porém, deveriam haver adboards para todas equipes (seleções e clubes) que estejam licenciados no jogo quando jogam em sua casa, sendo essa genérica ou não.

Assim, todas partidas de ligas não licenciadas pela federação (como campeonato Espanhol, Inglês, Italiano, etc.) terão adboards mais realistas. Inclusive é algo aparentemente tranquilo de se negociar por beneficiar os dois lados, já que os clubes divulgariam seus parceiros e vocês agradariam seus fãs com uma melhora significativa na atmosfera de jogo.


4 - Placares reais para TODOS campeonatos licenciados. Apenas campeonatos continentais têm placares reais na série PES, e isso deveria mudar. A Ligue 1 e a Eredivisie devem ter seus placares oficiais adicionados.

Ligue 1 - França

Eredivisie - Holanda

Licenças genéricas

1 - Continuando sobre os placares, para outros campeonatos sem licença o ideal seria fazer acordos com canais de televisão local. Por exemplo:

Em Portugal temos o Sport-Tv, 


Na Argentina temos a Tv Pública com o “Fútbol para Todos”, 


No Brasil temos duas grandes emissoras como boas opções, Rede Globo e SporTV, e por aí vai para outras ligas também.


2 - Para campeonatos que não tenham a licença oficial da federação e também não seja possível adicionar um placar de emissora licenciada, criem um placar genérico.

O placar abaixo ficaria espetacular para a Copa do Mundo e o Mundial de Clubes, já que lembra levemente o placar oficial da FIFA pelo formato, porém carrega a cor vermelha que é marca da Konami, ao invés do azul que é marca da FIFA:


É algo que o FIFA tem para praticamente todos campeonatos, genéricos ou não:


3 - Para copas internacionais genéricas, como Copa América, Copa do Mundo e Mundial de Clubes, devem haver placas do campeonato genéricas, assim como a EA faz com a Champions League, Eurocopa (na foto abaixo) e outros torneios internacionais genéricos em seu modo carreira:



4 - Mundial de clubes genérico deve ser limitado a alguns estádios genéricos que sugeri, pois estes são bem próximos aos estádios japoneses conhecidos por sediar o torneio na vida real. Seriam estes: Porto Folio, Haze Hills e Kanji Dome, respectivamente:


Novas licenças

1 - Licenciem a Libertadores e Sulamericana de volta! Além de trazer com ela todas as melhores equipes do continente, agora até placar próprio os campeonatos da CONMEBOL tem!
2 - Adicionem todas equipes possíveis dos campeonatos da UEFA. Tanto a Champions quanto a Europa League não contam no jogo com todas equipes que ela disputam, o que beira o ridículo. Se poucas não puderem ser adicionadas (como é com os clubes alemães) a gente consegue compreender, porém das 32 participantes da Champions League e das 48 participantes da UEFA Champions League, a maioria está de fora do jogo, algo inaceitável!


3 - Adicionem o estádio licenciado para a UEFA Super Cup ou pelo menos coloquem o campeonato para ocorrer um genérico parecido com ele.

Ainda sobre a UEFA SuperCup, ela devia ser usada nas demos da série. Ter a licença da UEFA e não usá-la nas demos é um gigante desperdício no fator marketing, especialmente considerando que as datas deste torneio de jogo único e as datas de lançamento das demonstrações costumam ser bem próximas.

4 - Licenciem os dois grandes continentais que restam, CAF Champions League (África) e CONCACAF Champions League (América do Norte).

Com equipes (no caso das americanas mesmo se viessem somente elencos licenciados pela FIFPro, os patches resolveriam o problema), placar e adboards licenciados - e bem feitos como na AFC Champions League - essas licenças fariam o PES crescer mercados menos valorizados, gerando um lucro que pode ser reinvestido na série, além de oferecer maior realismo na Master Liga em especial no Mundial de Clubes genérico. 


-------------------------------------------------------------------------------------------

Se você concordou com as sugestões, divulgue o post nas redes sociais do PES no Facebook e no Twitter, de onde elas poderão ser encaminhadas para os produtores do jogo. Obviamente também tentarei ao máximo fazer estes posts chegarem lá.

4 comentários:

  1. Fala!!
    Seria legal a Konami inserir ligas menos badaladas, como a liga da Rússia, j-league para todas as versões (piadanaoterelanaversaoocidental), liga uruguaia, liga sul-africana, e assim vai...pois venderia bem nesses países e deixaria a ML muuito perfeita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em sugerir isso, mas aí a lista ficaria gigante e inviável de ser feita em curto prazo. Liga Sul-africana já teria seus melhores clubes com a CAF Champions League,por exemplo. Tendo as equipes mais fortes de todos continentes, aí sim o ideal seria começar a procurar ligas. Sobre a J-League, a Konami perdeu a licença ano passado =/

      Excluir
  2. quero fazer uma parceria com você se quiser https://www.facebook.com/futebolgamer2 mim adiciona pra gente conversar

    ResponderExcluir
  3. Dlc de pes2016 sera??

    https://www.youtube.com/watch?v=6vp9BXnl4FQ&feature=youtu.be

    ResponderExcluir