sexta-feira, 20 de abril de 2018

[PES e FIFA] Tudo sobre a Libertadores


Muitos rumores e informações circulam a licença da Copa Libertadores, que fez parte do Pro Evolution Soccer de PES 2011 a PES 2016. Esse post foi feito pra esclarecer tudo sobre a mesma, desde benefícios, custos e até o motivo de ela ter sumido.


Primeiramente, falemos da licença em si. A licença da CONMEBOL (federação sul-americana de futebol) é dividida entre campeonatos de seleções como a Copa América - que nunca esteve em nenhum jogo licenciada - e campeonatos de clubes, como a Libertadores, Sulamericana e Recopa.

A licença da CONMEBOL é muito similar à da AFC Champions League: ela inclui toda identidade visual do torneio, bola, troféus e os clubes participantes. Porém, os clubes só são disponibilizados enquanto participantes do torneio (portanto, após o final da Copa Libertadores ou da AFC Champions League, os clubes deixam de ser atualizados).


Um bom exemplo disso seria o time Guangzou Evergrande no PES 2018, que mesmo depois da transferência de Paulinho para o Barcelona ainda conta com o brasileiro em seu elenco do jogo, por causa dessa condição de licença apenas durante o torneio. Outro bom exemplo seria o São Paulo FC no PES 2016, que veio com jogadores corretos em seu elenco da Copa Sudamericana (pois a CONMEBOL os dava esse direito), porém o time do Campeonato Brasileiro ou que aparecia na Master Liga vinha com jogadores genéricos! Lembrando que a licença da CONMEBOL não traz nenhum estádio para o jogo.


A licença de clubes foi comprada pela Konami em 2010 e entre 2009 e 2012, quando o PES liderou as vendas no continente Sul-Americano, a Konami LaTam (América Latina) cresceu 350%. Aproximadamente 70% das vendas da Konami no continente neste período se resumiam a série Pro Evolution Soccer.

O diretor da Konami LaTam na época, Erik Bladinieres, disse na época que "A Libertadores foi o maior acerto da Konami para a América Latina. Os resultados foram espetaculares. Essa e muitas outras ações permitiram que o PES seja hoje o jogo mais vendido na história da América Latina, o jogo número 1 de vendas na LaTam com mais de 1 milhão de jogos vendidos." Na época, para o continente Sul-americano, de fato era um número gigantesco.

Porém, em 2015 a CONMEBOL sofreu muito com escândalos de corrupção e isso fez todos seus contratos serem analisados, inclusive o da Konami. Por precaução de problemas judiciais a Konami deixou a Libertadores de lado do PES 2017 em diante, e desde então o torneio não apareceu licenciado em nenhum jogo de videogame. Isso afetou também os patrocinadores dos torneios da CONMEBOL e até as vendas de direitos televisivos.

Porém este ano a CONMEBOL abriu licitação de licença para a Copa América 2019 normalmente e abriu há um mês a licitação dos torneios de clubes para TV. A da Copa América foi vendida à MP & Silva LLP, uma conhecida empresa especializada em comercialização de direitos esportivos e que trabalha com grandes eventos como Roland Garros, NFL, Serie A e Premier League. A licitação da Libertadores ainda não teve seus vencedores anunciados ainda.

O importante da venda dos direitos televisivos ter voltado ao normal (inclusive com uma pesada campanha de transparência por parte da nova diretoria da CONMEBOL) é que estes contratos foram tão afetados quanto os da Konami na época do escândalo de corrupção. Agora, com outra diretoria e até outra identidade visual, a CONMEBOL voltou a comercializar suas licenças, o que indica que os problemas de corrupção não são mais entrave para que a licença seja adquirida.

Portanto, seria perfeitamente possível tanto para EA quanto Konami adquirir a licença. Por isso, há até um abaixo assinado para que isso ocorra:

E vocês, gostariam da Libertadores, Sul-Americana e Recopa no PES e no FIFA? Respondam nos comentários!

Fontes:
https://todowe.blogspot.com.br/2016/08/pes-2017-konami-declara-que-no-contaran.html 

https://diversao.r7.com/prisma/keila-jimenez/apos-escandalo-libertadores-tera-licitacao-aberta-01032018

http://www.conmebol.com/pt-br/conmebol-seleciona-empresa-para-consultoria-e-comercializacao-de-direitos-copa-america-brasil-2019

http://www.conmebol.com/pt-br/aviso-sobre-solicitacoes-de-propostas-para-direitos-de-transmissao-da-conmebol-libertadores-na

2 comentários:

  1. A Libertadores faz muita falta no PES, apesar da perda de Champions League ser algo mais desastroso. Eu penso que essa é a hora, por muitos fatores, da Konami correr atrás das licenças da CONMEBOL. A maior profissionalização e organização da Conmebol vai ajudar muito no jogo, já que seus campeonatos finalmente terão uma identidade visual de verdade. Sem falar que hoje, com a perda da Champions, a Konami precisa seguir em frente e colocar seu foco em ligas alternativas às grandes, e o melhor mercado possível, tanto por possibilidade quanto por geração de lucro, é a América do Sul.
    A Libertadores e o nosso continente estão quase se dando à Konami, à espera dela fazer uma boa proposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Mas pra ser sincero eu gostaria muito de ver os campeonatos nos dois jogos.

      Excluir