sexta-feira, 1 de junho de 2012

Produtores do PES revelam plano de "modo Futsal" para as próximas versões

A TechTudo entrevistou alguns produtores da Konami no evento em São Paulo, dia 9 de maio. Confira a entrevista:

 
Neymar e sua "ginga" no PES 2013 (Foto: Divulgação)

TechTudo - Um comportamento estranho no PES é quando o lance acontece e há uma grande demora até o juiz apitar. Como eles vêem essa “lei da vantagem” entre os lances? Já estão cientes do problema e pretendem resolver essa questão do atraso?

Equipe PES: Achamos que será necessário fazer alguns ajustes referentes ao comportamento do juiz, incluindo o atraso entre o lance e a reação do árbitro.

TT - Como foram escolhidos os jogadores que terão o Player ID? Foi utilizado um ranking ou uma pesquisa entre os fãs?

No caso da Europa, foram escolhidos os jogadores de acordo com seu prestígio entre os fãs, algo que seria uma preferência unânime em todos os países. No caso do Brasil, em cada temporada são divulgados os onze melhores jogadores, e eles também foram inclusos.

TT - Haverá algum goleiro ou zagueiro entre os escolhidos do Player ID? Ou são apenas atacantes?

Existem mais atacantes, mas também foram inclusos jogadores de outras posições, como goleiros e zagueiros de destaque nas temporadas.

TT - Uma curiosidade: vocês já pensaram em fazer algum modo onde o jogador pudesse controlar o juiz em vez dos jogadores?

Como idéia, ela já apareceu, mas controlar o juiz é algo meio “sagrado”. A idéia é interessante, mas não pensamos em fazer isso no momento. Quem sabe no futuro.
 
 
Liédson no PES 2013 (Foto: Divulgação)

TT - Ainda falando sobre novas idéias, a equipe já pensou em fazer algum modo de futsal ou até mesmo futebol de areia no jogo?

É possível fazermos um modo de futsal na próxima versão, mas quanto ao futebol de areia é mais complicado, devido a limitações técnicas. A exemplo do novo sistema de controle implementado no PES 2013, ele pode sim ser inserido em um jogo de futsal, mas levaria um certo tempo para desenvolver e adaptar este sistema para esta modalidade. Estamos mais perto de transformar isso em realidade, a exemplo do jogo FIFA Street.

TT - Por falar em FIFA Street, já passou pela cabeça da equipe levar a sério a idéia e apostar mais no futsal, desenvolvendo um concorrente para título da EA?

Se houver uma demanda significativa por parte dos usuários, certamente estaremos dispostos a atender.

TT - O jogo será lançado em novembro, próximo de uma nova temporada da Copa Libertadores. Seria possível encurtar o tempo entre o início do campeonato e uma futura atualização de PES com os jogadores da temporada atual?

Vamos nos esforçar para lançar essa atualização no menor tempo possível.
 
 
 Ronaldinho Gaúcho usando o controle de bola 
que a equipe cita na entrevista. (Foto: Divulgação)

TT - Depois de três anos com a mesma dupla de comentaristas, já pensaram em substituir de tempos em tempos os comentaristas brasileiros no jogo? Isso já foi feito na versão de algum outro país?

Não recebemos esse tipo de informação por parte dos usuários. Se os usuários desejarem uma mudança, iremos providenciar isso. Tais mudanças são feita em outros países quando necessário.

TT - Sobre o serviço MyPES, quais as mudanças para PES 2013?

Por enquanto não houve grandes mudanças, mas as variações estatísticas foram aumentadas no serviço. Ainda estamos desenvolvendo essa parte do jogo.

TT - A cada ano é lançada uma versão de PES. Vocês, como desenvolvedores, se sentem confortáveis com esses doze meses de prazo para lançamento dos jogos, ou gostariam de mais tempo para desenvolver uma nova versão, como por exemplo dois anos?

Como desenvolvedores, ter um espaço de tempo maior é melhor para criar um jogo mais completo. Mas existem outros fatores que não permitem que isso aconteça, e os doze meses acabam sendo suficientes.

TT - Em 2010, havia um time de desenvolvimento da Konami que trabalhava na versão Wii de PES. Haverão outras equipes para desenvolver o PES 2013 para plataformas específicas, como o iOS?

Estamos desenvolvendo sim para outras plataformas. Como o estilo de vida das pessoas está mudando, ou seja, nem todos ficam na frente da TV jogando, iremos trabalhar em outras plataformas de acordo com a demanda em cada uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário