sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Feedback para a Konami #5 - Modo História no PES



Como prometido em nossa página no Facebook, coletei feedback de diversas pessoas e juntei a algumas idéias que li na internet durante os últimos 6 anos para fazer uma série de posts que tem como objetivo ser encaminhada à Konami para que sejam adicionadas ao Pro Evolution Soccer. Os posts foram divididos em temas fundamentais e tem uma relação entre si, que ficará bem clara no decorrer da série.

Assim como ouvi o lado de diversos fãs, em respeito à empresa esta série não contará com pedidos que são claramente impossíveis de serem ouvidos no momento, portanto tudo que peço aqui é de fato possível de ser adicionado à série.

Este post em especial foi feito este ano após certo tempo jogando o modo Jornada do FIFA 17 e testando alguns modos da série NBA 2K.

Modo História no PES

O Modo Jornada (também conhecido como modo história) no FIFA vem fazendo muito sucesso entre os fãs de futebol virtual ao redor do mundo, sendo a realização de um enorme pedido dos fãs de esporte desde que a série NBA 2K começou seu modo "MyCareer". A idéia é basicamente você viver a história de um atleta (no caso do FIFA Alex Hunter e no NBA 2K um jogador criado) dentro e fora do esporte, algo diferente dos modos de jogo normais.

A expectativa dos fãs da série Pro Evolution Soccer sempre foi do modo Rumo ao Estrelato alcançar o patamar do modo "MyCareer" da 2K, porém isso nunca aconteceu. Porém com o modo Jornada, a Konami poderia trabalhar em um modo História para bater de frente com a EA. Abaixo segue uma idéia a ser trabalhada que é baseada na principal falha do modo Jornada do FIFA: ele se limita a uma história e uma liga.

Minha idéia seria recuperar os jogadores clássicos da Master Liga dos tempos de PES de Playstation 2 - como Castolo e Minanda - e criar histórias pra eles. Até mesmo o Allejo, que ainda está no jogo como jogador livre, poderia ser um jogador do modo História. Como são muitos jogadores (considerando todos que passaram pela série, são realmente muitos), basta simplesmente se inspirar nos tipos de cutscenes e a história do Modo Jornada do FIFA para criar um modo espetacular com eles! Para quem não lembra, clique aqui para conferir os jogadores default da Master Liga no decorrer da série.

Esse era o tão famoso time titular. Ao todo, foram MUITOS jogadores criados pela Konami para o modo Master Liga, que poderiam se tornar muitas histórias!

Com isso, as possibilidades são enormes. Basta fazer histórias que se pareçam com a realidade considerando posição, nacionalidade e afins. O uso desses jogadores iria ser ótima jogada de marketing também, tornando o modo atrativo.

Os jogadores já são conhecidos por todos fãs que jogaram PES no PS2, podendo ser aproveitados para marketing.

Por exemplo, as histórias de Allejo e Castolo podem ser de um garoto nascido na favela surgindo como talento no Brasileirão. No vídeo abaixo, do modo do FIFA 17, dá pra ver que o começo da história é num bairro típico da Inglaterra. Para Allejo e Castolo pode ser um campo de terra na várzea. Seria bom consultar jogadores para ter autenticidade na história.


Além disso seria interessante não ser apenas um ou dois jogos antes do profissional. É possível criar uma história interessante antes disso, como o NBA 2K fez com o basquete universitário (que antecede o profissional), conforme vídeo abaixo:


Outras variações seriam pegar jogadores espanhóis como Ordaz, Ximenes e Gutierrez para fazer histórias na liga espanhola, ou Minanda para a liga portuguesa, ou Espimas e Valeny na Ligue 1. São muitas variações que poderiam gerar um modo superior ao Modo Jornada do FIFA.

Um comentário: