domingo, 5 de maio de 2013

Todo Winning Eleven entrevista Erik Bladinieres


O blog peruano Todo Winning Eleven fez uma ótima entrevista com Erik Bladinieres, diretor regional da Konami na América Latina. A entrevista teve uma duração de aproximados 20 minutos e tem 14 perguntas. É uma entrevista longa, mas vale muito a pena ser lida. Confira:

A Konami vem mostrando nos últimos anos interesse nos mercados Latino-americano e do Oriente Médio. Como isso influencia no desenvolvimento de seus jogos, em especial no PES?
Primeiramente queria te agradecer John (Todo WE) pela entrevista e por seu tempo, como sempre é um prazer ajudar com um pouco de comunicação aqui na América Latina: Peru, Chile, Argentina, todos.
Como diretor da [Konami] América Latina é sempre um prazer saber que estamos fazendo um bom trabalho ao personalizar nossos jogos.
Quanto à pergunta, há 4 anos abri a sede no México para a América Latina e agora temos sedes no México, Brasil e futuramente no Chile, e o objetivo destas mudanças nos últimos 4 anos foi fazer os consumidores sentirem a Konami cada vez mais próxima deles. A Konami já tem seus 40 anos, é reconhecida mundialmente, cresceu com jogos como Frogger, Contra e depois com franquias muito grandes como Pro Evolution Soccer, Metal Gear, Silent Hill e Castlevania. A idéia sempre foi o consumidor sentir que a Konami está ali, perto, personalizando o jogo para eles e que sua opinião nos interessa e será escutada. Por isso se viu uma grande presença da Konami nesses últimos 4 anos não no Oriente Médio, como disse, mas na América Latina.


Quão forte é a franquia PES na América Latina? E quais são os países onde mais se vende PES neste continente?


Hoje estamos contentes com os resultados do Pro Evolution Soccer. Há 5 anos o PES é um dos 10 jogos mais vendidos na América Latina, é uma franquia que nas Américas Central e do Sul é forte desde seu início. Pelos países latinos serem futebolistas naturalmente, há um carinho muito natural pelo jogo.
No entanto estamos muito felizes pelo PES ser o jogo mais vendido da América Latina em toda a indústria. Vendeu mais que Call of Duty, Assasin's Creed e Halo, que são grandes em nível mundial. O primeiro PES a chegar em um milhão de cópias vendidas foi o 2012, na época um recorde inigualável. Hoje, PES 2013 já soma mais de 1,7 milhões de vendas na América Latina, uma resposta dos fãs por todo nosso esforço no desenvolvimento do jogo, sendo nosso objetivo continuar crescendo.
Como mercado, o país onde mais vendemos é o Brasil, que possui uma economia muito forte, acompanhado do México em segundo lugar, Chile em terceiro e os seguintes (não necessariamente nessa ordem), Argentina, Colômbia e Peru, que estão praticamente empatados.

Como a Konami América Latina está trabalhando para levar idéias e sugestões dos fãs para a equipe de desenvolvimento do PES?
Temos uma equipe bastante completa e que dispõe de comunicação direta com os consumidores, através de  Luis (@PESLatam) com o qual você (John, Todo WE) pediu para entrar em contato comigo. Ele é parte de uma equipe completa de comunicação, sendo nosso contato mais forte com os países que falam espanhol. Temos uma pessoa no Brasil e temos uma equipe completa que administra toda essa comunicação fã-redes sociais, filtra ela e envia para os brain managers que tem contato direto com a equipe no Japão.
Nos últimos 3 anos é impressionante a forma como os japoneses escutaram as necessidades pontuais do consumidor. Quatro anos atrás se você pedisse a Copa Libertadores, diriam que adicionariam depois, e depois... é impressionante como coisas pontuais como o pedido peruano de uma vaga direta para o Mundial de PES foram atendidas de imediato. É muito importante para nós escutarmos os fãs. para que criaríamos um jogo que o consumidor não quer? Então começamos a escutar os consumidores no primeiro semestre do ano para que o jogo fosse lançado no segundo totalmente personalizado.


Para a Konami Latam (América Latina), quais são os aspectos que os fãs latino-americanos desejam que sejam melhorados no próximo PES?
Nos últimos anos, como podem ver, tivemos grandes melhoras, como a Copa Libertadores e o Brasileirão, comentaristas para diversos países e cada vez mais tentamos melhorar o jogo. Este será um ano chave para o PES, cuja única novidade até o momento é a nova engine. Sendo honesto, eu sempre fui o primeiro a dizer que eram necessárias mudanças radicais no Pro Evolution Soccer mesmo o jogo sendo muito bom e tendo grandes melhoras.
Há alguns meses, tive a oportunidade de estar em uma reunião global que é feita trimestralmente, que ocorreu em Dubai. Lá foi apresentada a nova engine e tenho que dizer que quase saíram lágrimas, realmente é impressionante o que é possível fazer com este novo motor, que será um divisor de águas na história dos videogames.

A licença da Copa Libertadores é um dos pilares do sucesso do PES na América Latina, mas bloqueios de licença não nos permitem desfrutá-la totalmente. Por que isto ocorre?
É simples. Na Libertadores só participam os clubes que tiveram sucesso em sua última temporada em termos nacionais, então você só pode jogar a Copa Libertadores no modo Libertadores, com times da competição, assim como acontece no mundo real. É claro que queremos incluir equipes no modo Libertadores, não há sentido fazer um jogo entre Colo-Colo e Barcelona, sendo que estes quase nunca se enfrentam, apenas em raros amistosos. Mas é uma petição da CONMEBOL e da Copa Libertadores que nos dá o direito de ter as equipes que participam da competição, e somente elas, somente neste modo.

Quanto ao PES 2014, estamos em Maio e ainda não vimos o jogo em si. Foram revelados conceitos do jogo, a imagem que compara Key Masuda real e no jogo e uma nova licença. Mas PES 2014 ainda não foi oficialmente anunciado, e os fãs estão ansiosos pelo jogo. É este o mês em que finalmente veremos PES 2014? O que pode nos dizer?
Queria ser eu aquele que podia dar esta notícia, adoraria anunciá-la o mais rápido possível, estamos esperando a confirmação de quando estará pronto o primeiro Demo do Pro Evolution Soccer 2014 para poder anunciá-lo. Isto ocorrerá em breve, não sei te dizer quando, mas há semanas se espera uma data exata. Acreditem, vale a pena a espera, comparado ao que já se viu até hoje, o jogo é espetacular.

Recentemente alguns narradores publicaram em rede sociais que estavam gravando para o PES 2014, e a Konami publicou recentemente feedbacks exclusivos para os latino-americanos, sendo um deles uma votação para Argentina e Chile sobre os melhores narradores. É uma indicação do que nos espera no PES 2014?
Só posso te dizer que haverão boas surpresas [risadas]. Não posso te confirmar nada mas estamos procurando diversas possibilidades.

Quais fatores a Konami considera para adquirir uma nova licença? Precisam de alto ranking no mundo do futebol? Ou que abram novos mercados?
É uma combinação destes fatores, é um processo meio longo. É claro que gostaríamos de ter todas licenças, todos os clubes, seleções e jogadores mas na realidade seria impossível sustentar isso financeiramente, então começamos a considerar a qualidade do campeonato, mercado de venda, popularidade à nível mundial e então começamos negociações. Quatro anos atrás não possuímos nenhuma licença na América do Sul, hoje possuímos várias, e se tudo continuar como está, com aumento de consumidores, a tendência é colocar mais e mais licenças. Mas todas de uma vez é impossível.

Vários meios de comunicação confirmaram a Liga Argentina no PES 2013, na E3, mas ela não foi adicionada. Havia alguma verdade nisso?
Creio que foi um erro de comunicação, pois havia um rumor muito forte quanto à Liga Argentina, e em alguma entrevista alguém da Konami disse que havia a possibilidade  mas os meios de comunicação distorceram e confirmaram o que ainda não devia ser confirmado. A licença nunca esteve comprada, nunca finalizaram-se as negociações, é claro que havia interesse mas houve uma distorção da informação de entrevistas e afins.
Foi uma confusão pela qual nós da Konami pedimos desculpas abertamente.

Durante o FestiGame 2012, no Chile, foi anunciada uma surpresa para o povo chileno, a qual não ocorreu no PES 2013. Tem algo a dizer sobre isso?
Sim, essa foi uma falha nossa. Na verdade estávamos muito empolgados porque tínhamos... [pausa repentina, parece que iria dizer algo que não devia]. O Chile para nós é um mercado muito importante, sendo o terceiro na América Latina, e tínhamos um anuncio que estava praticamente fechado, e no final... não foi culpa da licença, mas houve uma falta de tempo para as aprovações legais e para a data de lançamento do jogo não viria a tempo, e assim o contrato acabou não sendo finalizado.
Foi um problema de tempo que nós esperamos anunciar este ano sem ser de última hora, mas bem antes dos últimos dias.

Em uma entrevista recente, a Konami anunciou que PES 2014 será apresentado na E3. Há planos de trazer as primeiras etapas do desenvolvimento do PES para a América Latina? Em Maio de 2012 a Konami levou imprensa especializada para o Brasil para apresentá-los o game.
Todos os anos há eventos como este, é o "First Look Event" que fazemos para mostrar a imprensa mundial a primeira demo do jogo, no ano passado o evento foi feito no Brasil, pela importância do Brasil e da América Latina a nível mundial, este ano por enquanto não foi definido exatamente onde vai ser, mas esse é o evento e o momento que estamos todos esperando para que a partir de lá saiam todos os comunicados,definitivamente para a E3 se espera que estejamos lá também, ou antes da E3 deve haver um evento de imprensa para explicarmos tudo.

A aquisição da licença de todos os clubes brasileiros em PES 2013 foi um grande sucesso da Konami, este tem gerado bons índices de vendas no Brasil, mas considerando que a EA Sports pretende posição no mercado latino, isso também foi discutido? E a capacidade de adquirir novas licenças para da América do Sul para o PES 2014?
A resposta é sim, o que não posso dizer é como e nem quando, mas estamos buscando fortalecer mais ainda o PES 2014. Definitivamente, como você disse, a aquisição do Brasileirão foi muito forte, nossos concorrentes não fizeram isso, a verdade é que esse foi um esforço muito grande e nos temos um par de surpresas debaixo da manga neste ano para a América Latina.

Você mencionou que estava presente no conselho global para o PES 2014. Não quero deixar de passar a oportunidade de perguntar sobre Shingo "Seabass" Takatsuka. Ele esteve presente no dia do conselho? Ela faz parte da equipe de desenvolvimento do PES 2014?

Sim e não, como você sabe Seabass por um ano e meio assumiu uma posição mais elevada na empresa, uma grande promoção para ele em que a promoção em que ele esta se concentra muito mais em novos mercados e novas tecnologias, hoje ele está muito mais envolvido em toda a parte digital da Konami. Quem foi o braço direito dele por muitos ano foi Naoya Hatsumi, que é agora o chefe do Pro Evolution Soccer, no entanto Seabass continua sendo parte da equipe, segue envolvido em boa parte da equipe de desenvolvimento do Pro Evolution Soccer, que são de 180 pessoas, nem sempre tem um rosto que o torna famoso por lá, mas na verdade toda a equipe de produção se mantém ali e Seabass segue dirigindo parte disso mas não é mais o chefe de desenvolvimento do Pro Evolution Soccer.

Agradecemos enormemente o tempo que nos há concedido para responder a nossas perguntas. Alguma palavra final para todos os fãs latino-americanos que cresceram jogando Winning Eleven e esperam com muita expectativa o Pro Evolution Soccer 2014?
Eu só tenho a agradecer a todos vocês, a verdade é que a Konami está na América Latina para você e tudo que que você fez foi fundamental para que pudéssemos chegar aonde estamos hoje.
Obrigado, siga-nos apoiando porque a cada ano, você já viu, fizemos grandes investimentos, que têm trazidos novas licenças, temos aberto oportunidades, viagens, torneios e cada vez mais apoiando o mercado Latino-Americano. Eu como mexicano, como latino e como fã de Winning Eleven desde a muitos anos a verdade é que me sinto muito orgulhoso de ser parte disso e como jogador também fico muito feliz de que realmente um jogo tão impressionante como é o Pro Evolution Soccer hoje está tão personalizado na América Latina, e a verdade desta expectativa é que vem muitas notícias espetaculares para este ano e para o PES 2014.

Mais uma vez, obrigado por me dar o seu tempo e a oportunidade de lhe entrevistar. Estou ansioso para falar com você novamente Sr. Erik, obrigado.
John foi um prazer e muito obrigado a você, um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário