quinta-feira, 14 de março de 2013

A nova engine de PES 2014


Está a venda a revista Edge, com uma ótima matéria sobre as várias novidades que a nova engine traz para a série Pro Evolution Soccer. Como ela não é popular no Brasil, e é um pouco difícil conseguir ler ela (só é possível por meios eletrônicos), achei melhor fazer um resumo do que estava na revista.

A nova engine é baseada na Fox Engine, especialmente quanto aos gráficos. Ainda assim, é uma adaptação da engine para um jogo de futebol. Ela é capaz de criar em tempo real os raios de sol e sombras de acordo com a posição e quantidade de luz. Uniformes se tornaram muito mais detalhados graças a texturização linear, criando a possibilidade agora de "amassar" as camisetas (tanto verticalmente, como horizontalmente). Além disso, as faces em 3D agora são divididas em 2 milhões de pedaços, grande avanço comparado aos 2000 no jogo anterior. Confira na imagem abaixo.

[Imagem 1]
Rosto de Key Masuda dividido em duas partes. A da esquerda é a nova engine.

As novidades não são apenas relacionadas a gráficos, mas também à física e controle do jogo, que criará reações diferentes para jogadores pequenos, grandes, lentos ou rápidos. Novas colisões serão vistas, como ombradas, luta com os braços, dando um toque mais realista à disputa pela posse de bola.

[Imagem 2]
Na imagem, o círculo azul representa a área de controle no PES 2013, enquanto a vermelha no 2014

O psicológico dos jogadores será adicionado ao game. Alguns jogadores são mais ou menos afetados por esse fator, criando reações diferentes após algo importante na partida. Sofrer um gol, por exemplo, pode aumentar ou diminuir o rendimento do jogador. Além disso, a torcida também vai reagir às condições de jogo.

[Imagem 3]

Em PES 2014, a física é baseada em no baricentro, dando aos jogadores um centro de gravidade mais realistas e que se adapta a sua técnica.
Por fim, novas características serão adicionadas ao PlayerID e o novo motor recriará melhor a forma de cada equipe jogar, sobre o que falaremos logo em seguida.

Os 3 pontos importantes da nova Engine


Baricentro e física

A nova engine criará uma distância maior entre os jogadores e a bola, como você pode ver na imagem 2. Tal distância é três vezes maior que no PES 2013 e cada jogador terá seu centro de gravidade, personalizando os movimentos do mesmos, assim como sua distância e controle da bola.
Segundo a revista, as animações são mais reais e fluídas que as de FIFA 13. Na matéria também se fala sobre controlarmos a física e o contato entre jogadores, uma novidade entre os jogos de futebol.

Física e contato

Os jogadores irão disputar espaço mesmo sem a bola, criando disputas ainda mais realistas. Para acompanhar as novidades quanto à disputa de bola, camisetas ficarão "amarrotadas" após contato, além de poderem ser puxadas pelo adversário em alguns casos. Mas alguns jogadores mais ágeis poderão usar dessa velocidade para se livrar do jogo de corpo de seu marcador.

Formações

As formações se mantém como estavam em PES 2013, mas com suas novidades. Agora podemos dar uma zona de jogo específica para nossos jogadores jogarem, possibilitando ordens como uma forte marcação atrás a a manutenção da posse de bola no ataque. Assim, alguns times acabariam se tornando mais fortes dentro de seu estádio.

Para mais informações e imagens, compre a edição 252 de Abril da revista Edge!

Um comentário:

  1. É muito bom saber que o jogo vai ficar mais realista . Como um bom seguidor do PES todas as melhorias são validas. Mas tem uma coisa que me preocupa muito são as trapassas online como : fazer upload e derrubar a conexão e o legue que atrasa o jogador impedindo que o mesmo chegue à bola no tempo certo . Eu gostaria de saber quais soluções estão sendo pensadas ?

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